segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Ressucita Cantareira! E meu Blog junto..

A muito tempo tava com vontade de voltar a escrever e transformar em algo contínuo por diversos motivos, desde por divulgação do trabalho, desabafos pessoais e principalmente por ver muitas coisas relevantes acontecendo e querer registrar. Tive muitas inspirações essa semana, principalmente a do assassinato do presidente do afro-reggae, mas prefiro falar agora, ainda mais por ser o primeiro post, de algo que me incite a produzir e não a lamentar as merdas que agente ve nesse mundo sequelado.
Quinta feira passada dia 22 (bem sugestivo hein), rolou algo que a muito tempo não sentia na pele. Tava de bobeira em casa resolvi ir pra cantareira dar um rolé e beber uma cerveja. No final das contas bebi cerveja nenhuma, um parcero que geral conhece, Cabeça, chegou com uma garrafa de vodka e me deixou bem doidão já que não bebo quase nunca.
Encontrei Nuquepi (improvisador), Pépe (violero) Geraldo (toca gaita), Lauro e Vênus, dois improvisadores de São Gonçalo que conhecia, mas nunca tinha rimado junto. Em pouco tempo começaram os primeiros versos improvisados por Lauro, Vênus e Nuquepi, que tavam exatamente no meio da praça cercados por algumas pessoas e Pépe fazendo a base com violão e Geraldo arrebentando na gaita. Eu tava conversando com uma amiga, mas como sou viciado por essa porra que se chama rima improvisada não aguentei e comecei a rimar junto com os parceiros. Não sei porque nem quando essas paradas acontecem, mas comecei a sentir uma energia muito foda ali, a galera começou a se empolgar a ponto de rimar botando o espírito pra fora, Lauro em certo momento rimando a respeito do amor pela rima deu um tapa no meio dos próprios peitos que até fiquei impressionado, enfim, resultado: em menos de meia hora já tinham dois violões, um instrumento que é quase um violino (esqueci o nome), uma gaita, uma flauta, cajón, três chucalhos e vários outros mini instrumentos que as pessoas improvisavam, como beatbox, batidas nas pernas e gritos de empolgação nos momentos explosivos. O número de pessoas que tinha por volta de 15 iniciais, saltou para no mínimo umas 50, 60, estupefadas com o que tava acontecendo ali. Surgiram músicos, grafiteiros, atores, vendedores de artesanato, curiosos, doidões, mendigos, gatinhas universitárias, todos realmente impressionados com o que tava rolando ali, que pra mim nada mais foi que uma manifestação artística espontânea fruto de uma necessidade imensa de botar arte pra fora que todos nós artistas temos e sofremos tanto ao ter que se enquadrar em um mundo que na real não traduz nossa alma como a música traduz. Uma porrada de artista ali sem fazer nada podendo se interar e fazer música e muitas vezes não fazem ou por falta de entrosamento ou por necessidade de dinheiro, mas depois das uma e poca geral só quer diversão. Ficamos por volta de 2 a 3 horas naquela cerimônia louca, tudo ao som dos instrumentos dos músicos que se colocaram por pura e espontânea vontade ali e os improvisos dos poetas urbanos.
Já vivi muitas coisas em relação a arte, improviso e energia, mas esse dia vai marcar minha memória pra sempre.. Obrigado a todos que estiveram lá, presenciaram e compartilharam daquele momento, pra mim foi uma sessão de descarrego e acredito que muitos dispõe dessa opinião. Vi alguns amigos filmando no celular, quando tiver vídeo disponível divulgo por aqui. To marcando com geral agora toda quinta feira uma reunião sem fins lucrativos, só com fins de diversão e interação na PRACA DA CANTAREIRA pra galera rimar, tocar, fazer música, conhecer gente, sei lá cada um tem seu motivo, tá marcado, quem quiser apareça!

Dia 30 agora vai rolar SKOL PLAYER no King Lounge (entre a entrada de Itacoatiara e Itaipu, antigo Le Vilage, Niterói) com Batalha de MC's, os improvisadores serão eu, TH, Gil (campeão da Liga dos MC's 2006) e Tampão (bi-campeão do Hutúz). Também vai rolar DJ's Rodrigo Lisboa 828 Pedro Kurdian e Eletrobase, pra quem gosta de noitada, música eletrônica ou batalha de improviso vale a pena, ambos serão de alto nível, dose dupla e comida japonesa liberada até meia noite e meia. Tô com várias cortesias femininas também, o flyer tá aqui oh: http://img21.imageshack.us/img21/8692/eflyerskolplayer2.jpg

Dia 21/11 vai rolar Curto Circuito Cultural na Wave Rock, pista de skate no Engenho do Mato, com shows do Oriente, Audioativo, Rua22, Batalha de Sangue, Batalha de Minas (feminina), dentre outras atrações, mais informações e flyer em breve.

Escrevi aqui ouvindo, nada mais justo de ser a sugestão musical de hoje: Mano Chao (baixem os cds 'Próxima Estación... Esperanza' e principalmente 'Clandestino') e Cypress Hill (Black Sunday).

BAIXEM TAMBÉM A MÚSICA DE LANÇAMENTO DO ORIENTE, CD PREFÁCIO (EM GRAVAÇÃO), MEU PROJETO MUSICAL EM PARCERIA COM GENINHO BEAT BOX E CHINO.. O nome da música é O Jogo, entra aqui pra fazer o download e passe adiante:
http://www.4shared.com/file/127977912/b4205323/ORIENTE_-_Jogo.html

Vo atualizar isso aqui direto com minhas reflexões diante dos fatos que vivo quem tiver o que falar pronuncie-se, to ae pra trocar..
Beijo nas gatas e abraço pros parceros..

E-MAIL: nissinmc@gmail.com

7 comentários:

  1. Muuuuito maneira a experiência!
    Me lembrou a LAPA as 5as feiras do ano passado...
    Adoro uma rima improvisada!
    Quando tiver um tempinho sobrando,
    chego ae numa 5a pra ver vcs rimando!

    Beijos e boas rimas!

    ResponderExcluir
  2. foda mano.
    esse dia vai fica na memoria.
    energia intensa.
    eh nois
    Conjuntivite

    ResponderExcluir
  3. Cantareira viveeee!!!!!

    quem ja curtiu quintas na praça, shows na cantareira, festas na UFF, reggae no convés, sabe a importância deste lugar como pólo cultural democrático de nikity...

    quem chega é sempre local...

    mtas vibes, nissin...mtas vibes...

    tamo junto nessa!!!!

    ResponderExcluir
  4. A arte exala.
    A arte de viver
    é isso.
    movimentar o movimento.


    nós sempre brodáh! :)

    ResponderExcluir
  5. VLW NISSIM...
    sEMPRE UMA GRANDE SATISFAÇÃO
    RIMAR...SEJA C/ QUEM FOR...QUANTO + C/PEESOAS
    Q REALMENTE ENCARAM A RIMA COMO UM ESTADO DE ESPÍRITO!Q É O NOSSO FATO...
    RIMAS BOAS,VOCABULÁRIO RICO EM SABEDORIA...
    ESTOU AÍ...PRONTO E PREPARADO P/ QUALQUER DESAFIO...NA PUREZA...POSITIVE-VIBRATION
    ASS;LAURO ANDRADE FURTADO

    ResponderExcluir
  6. Inclusive eu estive lá, e claro, te vi lá.
    Realmente foi histórico, diria emocionante mesmo, tentei gravar no celular mas o som não ficou muito bom.
    Galera botando o pulmão e tudo quanto é emoção pra fora.
    Boas energias dominaram totalmente a praça nesse dia e espero vivenciar outras quintas positivas como essa! ;)
    Beijos..

    ResponderExcluir